CONCLUSÃO DA DESMOBILIZAÇÃO DO DESTACAMENTO ESTIRÃO DO EQUADOR
No dia 15 de dezembro, o 6º BEC concluiu a desmobilização do Destacamento ESTIRÃO DO EQUADOR IV (EDOR IV), responsável pela execução da manutenção da estrada que liga o 4º Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS) ao Aeródromo de Estirão do Equador e da contenção de talude (voçoroca) às margens do Rio Javarí.
A Operação EDOR IV teve início em 28 de junho de 2020 e contou com a participação de integrantes do 6º BEC, da Companhia de Comando do 2º Grupamento de Engenharia (Cia C/2º Gpt E) e do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), com um efetivo médio de 40 (quarenta) militares e uma frota com 10 (dez) equipamentos pesados de engenharia e viaturas.
Ao todo, foi executada a manutenção de cerca de 8 (oito) quilômetros de estrada, entre a Sede do 4º PEF/8º BIS e o Aeródromo de Estirão do Equador, a fim de permitir a logística do Pelotão, tendo sido realizados serviços de reconformação da plataforma e regularização do subleito.
A contenção da voçoroca foi executada com o objetivo de conter a erosão do talude nas margens do Rio Javarí que ameaçava a estrutura dos Próprios Nacionais Residenciais (PNR) do 4º PEF/8º BIS. Os serviços constaram de execução da concretagem da fundação e do muro de contenção e a execução da técnica do rip-rap com mistura de solo-cimento ensacado.
Redes Sociais