Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Histórico

Histórico

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 14h09 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 19h30 | Acessos: 3933

O 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6° BEC), Organização Militar da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro, teve sua origem em 9 AGO 1968, na 1ª Companhia Especial de Engenharia de Construção (1ª Cia Esp E Cnst), sediada em Manaus-AM. Em 29 AGO 1968, a 1ª Cia Esp E Cnst foi transformada em núcleo do 6º BEC, iniciando o seu deslocamento para a cidade de Boa Vista-RR.

O 6° BEC tem como atividade fim realizar atividades de Engenharia, atuando em Obras Militares e de Cooperação, por meio de convênios com órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais. Suas principais obras são: construção de instalações, rodovias, portos, rede elétrica de Alta e Baixa tensão, viadutos, pontes, açudes, barragens e poços artesianos.

A primeira missão do Batalhão foi a de executar os trabalhos necessários à melhoria da trilha entre as cidades de Boa Vista e Bonfim, fronteira com a Guiana. Em seguida, com a assinatura do convênio com o DNER, em 26 FEV 1970, enfrentou o maior desafio da sua história, empregando todos os seus meios na construção das BR 174 e 401.

A construção das rodovias iniciou-se com o trecho da BR-401, rumo a Bonfim, com extensão de 202 Km, inaugurado em 19 MAR 1978 e com a construção do trecho da BR-174 rumo à cidade de Pacaraima, marco BV-8, na fronteira com a Venezuela. Lançou-se também à conquista do trecho Boa Vista–Manaus, da BR-174, completando a ligação terrestre almejada em 6 ABR 1977, numa extensão de 971 Km.

A construção da BR-174 permitiu a ligação do extremo Sul ao extremo Norte do Brasil e ao Caribe, tornando-a de grande importância econômica, turística e estratégica.

A região de Roraima, considerada até então a maior clareira da selva amazônica, foi tirada do isolamento por meio do trabalho de muitos homens e mulheres, militares e civis, que com suor e sangue, desbravaram a floresta e construíram a estrada que ligou Roraima ao restante do Brasil. Embora a história do 6º BEC esteja intimamente ligada à BR-174, a Unidade empreendeu muitas outras obras voltadas para o desenvolvimento do Estado de Roraima. Pródigas realizações nesses 54 anos de existência que nos impulsionam para que trabalhemos sempre motivados e “CONVENCIDOS QUE ESTAMOS LUTANDO A MAIS BELA BATALHA DO MUNDO”.

Em 21 JAN 1994, o Sr Ministro do Exército concedeu ao 6º BEC a denominação histórica de “Batalhão Simon Bolívar”, como forma de homenagear a insigne figura do Libertador da Venezuela e estreitar os laços de amizade com a nação vizinha, ligada a nós pelos caminhos da BR-174.

No dia 9 AGO 1994, o Batalhão recebeu, em solenidade, o Estandarte Histórico e a Estátua Pedestre do Libertador Simón Bolívar, que se encontra à frente da Unidade.

Nos dias de hoje, como verdadeiros herdeiros dos primeiros bandeirantes que desbravaram a Amazônia, continuamos a enfrentar novos desafios nos mais diversos rincões deste setentrião brasileiro. As nossas missões estendem-se num leque que compreende a infra e superestrutura de campos de pouso e portos, implantação de estradas vicinais, demarcação de lotes de assentamentos, construção de instalações, contenção de erosões, pavimentação de estradas, dentre outros trabalhos de engenharia. O 6º BEC é um Batalhão que atua nos dois hemisférios (Norte e Sul), cuja área de abrangência compreende os municípios de São Gabriel da Cachoeira–AM, Manaus–AM, Rio Preto da Eva–AM, Presidente Figueiredo–AM, Tabatinga-AM, Estirão do Equador/Atalaia do Norte-AM e todo o Estado de Roraima.

Dessa forma, o 6º BEC é, de fato, um “BATALHÃO QUE NUNCA PARA”.

Fim do conteúdo da página